Educação de Valores
       Objetivo do Trabalho: Educação de Valores

Se quisermos mudar uma sociedade que busca sucesso e prosperidade a qualquer custo, ferindo os homens, a natureza e os princípios de amor a Deus, temos que mudar as características que a norteiam: abuso de poder, ganância, egocentrismo; enfim, falta de amor e de fé.

Sabemos, entretanto, que os Valores Humanos são os princípios que fundamentam a consciência humana: Verdade, Ação Correta, Paz, Amor e Não-Violência, dos quais nascem subvolores ou valores relativos e dos quais parte nosso trabalho. Dessa forma, tentamos despertar nos alunos a consciência de que eles serão as lideranças que estabelecerão os moldes da sociedade futura e o destino do país, devendo, para tanto, vivenciar o amor como o pilar de sustentação da fraternidade humana, da sobrevivência da espécie e do planeta.

   
       Como é Trabalhada a Educação de Valores na Creche

Semanalmente é trabalhada com todas as crianças um valor diferente que é citado, explicado e vivenciado entre todos da creche, que são:

  • Valor: Verdade

Subvalores: Curiosidade; Razão; Atenção; Compreensão; Franqueza; Otimismo; Honestidade.

  • Valor: Ação Correta
Subvalores; Dever; Ética; Honradez; Bons Modos; Vida Salutar; Perseverança; Generosidade; Responsabilidade; Simplicidade; Amabilidade; Bondade; Disciplina; Limpeza; Ordem; Coragem.

  • Valor: Paz

Subvalores: Calma; Disciplina; Felicidade; Humildade; Otimismo; Paciência; Tranquilidade; Tolerância; Concentração; Dignidade.

  • Valor: Amor

Subvalores: Cuidado; Dedicação; Amizade; Generosidade; Alegria; Paciência; Simpatia; Tolerância; Gratidão; Respeito; Caridade; Afeto; Perdão; Sinceridade; Compaixão.

  • Valor: Não - Violência

Subvalores: Consideração; Cooperação; Aceitação; Igualdade; Cidadania; Colaboração; Convivência; Lealdade; Patriotismo.

Em toda a rotina da creche é trabalhada os valores acima citado, desde a entrada, no momento da roda da conversa, na oração, nas cantigas, nas atividades pedagógicas e recreativas através de historinhas, pinturas, teatro, vídeo, vivencias, brincadeiras e jogos levando a criança a sentir e conhecer cada valor, vivenciando o que aprendeu no seu dia a dia, valorizando-a quando bem praticado.

Na horta e pomar as crianças semeiam e cuidam de toda a plantação com muita atenção e carinho, aprendendo a respeitar e valorizar a natureza e o alimento que é utilizado na culinária feita por elas mesmas.

Em todas as festas da creche é citado um valor e vivenciado por todas as crianças, pais e mestres. Por exemplo, dia das mães: amor; dia dos pais: gratidão; carnaval: alegria e respeito; dia das crianças: felicidade; natal: solidariedade entre outros; através de musicas, histórias, depoimento, vídeos, teatro e etc.

É enviado aos pais semanalmente mensagens do valor trabalhado com as crianças, para que haja uma troca de vivências e opiniões, somando idéias, multiplicando conhecimentos e dividindo emoções.



   
     Creche Nayla - Amor à Vida bruno2ml.com